Aula-passeio: aprendizagem muito além dos muros escolares
Os passeios que acontecem frequentemente dentro das atividades propostas, além de entreter os alunos, favorecem a aprendizagem de forma concreta e significativa, já que os alunos entram em contato direto com o objeto em estudo.
“Há muito, o conhecimento deixou de ser privilégio escolar, para se tornar possível a sua busca em outros espaços sociais (museus, cinemas, ruas, bairros da cidade, rios, praias entre outros). A aula-passeio tem finalidade educativa, ampliando os olhares e experiências infantis, sob novos prismas”.
A aula-passeio foi planejada cooperativamente pelas professoras Amanda, Arcione, Bianca, Karla e Maria José que trabalham nas turmas das 1ª séries, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma forma mais significativa e mais autêntica de aprendizagem, em especial, com o assunto trabalhado nesse trimestre:
Paisagem natural
Paisagem modificada
Vale ressaltar que esta aula foi desenvolvida com critérios que ofereceram condições para:
- Enriquecimento de experiências;
- Observar as transformações que a paisagem natural sofre, pela ação humana.
- Desenvolvimento da habilidade de ouvir com atenção, obedecer a comandos e explorar fontes de informação.
- Desenvolvimento de atitudes de valorização e respeito à propriedade alheia;
- Colher material significativo para conteúdo das aulas (linguagem oral, escrita, ciências, história e geografia e outras).
Roteiro do passeio - Principais ruas dos bairros: Centro, Miranda, Jaderlândia, Recanto Azul, Recantinho e Novo Horizonte. Estes lugares foram escolhidos de acordo com o conteúdo trabalhado em sala de aula e trouxe vivências ricas aos alunos, ampliando o seu aprendizado e contribuindo para o seu pensamento crítico.
Avenida Marechal Rondon no bairro Centro
Rua Bahia no bairro Centro
Nenhum comentário:
Postar um comentário